Development and Preliminary Cosmetic Potential Evaluation of Melaleuca alternifolia cheel (Myrtaceae) Oil and Resveratrol for Oily Skin

Introdução: A pele oleosa apresenta brilho em excesso, assim como aumento dos poros e acne. Por esse motivo, pessoas com pele oleosa têm mais dificuldade em usar cosméticos em geral. Este é o primeiro relato na literatura para avaliar dermatologicamente uma emulsão contendo óleo de Melaleuca alternifolia Cheel (Myrtaceae) (Tea Tree) e resveratrol para peles oleosas.

Objetivos: Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar o potencial de uma formulação cosmética de filtro solar contendo óleo de melaleuca (Tea Tree) e resveratrol, para peles com tendência a acne em voluntários que vivem na Zona da Mata Mineira.

Métodos: Em termos de fotoproteção, testes de determinação in vitro foram realizados para Fator de Proteção Solar (FPS) e Fator de Proteção UVA (UVAFP). Além disso, foram realizados testes in vivo para oleosidade, hidratação, porfirinas, poros e descamação em voluntários humanos.

Resultados: A maioria dos voluntários apresentaram melhora na oleosidade, porfirinas, hidratação e descamação pelo uso do resveratrol e óleo de tea tree. A partir da análise, obtivemos o FPS = 15,23 ± 5 76, FPUVA = 9,0 ± 1,6, comprimento de onda crítico = 379 nm e as relações UVA/UVB foram: inicial = 0,82 e final = 0,81.

Conclusão: O produto desenvolvido apresentou UVA moderado e fotoproteção UVB (4 estrelas por classificação Boots Star). Além disso, o produto pode atuar como um elemento na redução de acnes por múltiplos mecanismos, envolvendo redução da oleosidade, hidratação, descamação e tamanhos de poros.

2016 – Artigo clínico cosmético – melaleuca e resveratrol – JDRT.pdf